terça-feira, 18 de novembro de 2008

A polêmica da faxina...

Você deve estar pensando "Beleza, eu tiro o lixo e lavo a louça. Faço tudo isso na hora certa. É o bastante?"
E eu te falo: Não, não é o bastante.


Sabe por quê? Simplesmente porque o fato de dividir um apartamento não se resume a isso!
Não é só estar em dia com seus afazeres domésticos e tudo bem, não.

Ou você achou que o apartamento estava limpo só porque você lavou a louça e tirou o lixo, hein?

É exatamente disso que eu vou falar hoje: a faxina!

Assim como a louça, não importa o que aconteça sempre terá um chão sujo, uma geladeira com um cheiro ruim, um móvel branco de taaanta poeira, um ventilador preto também de poeira e um box cheio de limo pra limpar... enfim...

E aqui, voltamos a uma questão já proposta: Todo mundo sujou, todo mundo limpa!
Isso é muito importante! As tarefas domésticas (todas elas, não só as da faxina) devem ser divididas igualmente por todas as pessoas que moram junto! Afinal, vocês dividem um apartamento! Tá todo mundo na mesma situação, ?


Pois bem, o problema todo aqui é que nem todo mundo limpa as coisas do jeito que você limpa:

1. Se você limpa tudo direitinho, deixa tudo cheiroso, brilhando, ou seja, se você arrasa na faxina e a(s) outra(s) pessoa(s) que mora (m) com você não faz(em) as coisas tão bem quanto você, o que acontece?
Essa é fácil, ? Você fica louca de raiva, acha que o que ela(s) fez(fizeram) ficou uma bosta! Certo?
Lá vai uma dica: se você mora com gente que não sabe limpar as coisas direito, nunca nunca mesmo a deixe limpar o banheiro sozinha!
Gente, eu já passei por isso! Já morei num apartamento onde tive que tomar banho de chinelo de dedo, porque duas das outras quatro moradoras do apartamento simplesmente não limpavam o boxe do banheiro adequadamente... E adivinhem o que aconteceu?! Isso mesmo! Deu bicho!!! Uma larvinha preta nojenta!!! E, sim, eu me recusei a limpar o banheiro! Pensei: "Ah, fala sério, que eu vou estragar a minha unha ariando o box pra fulaninha chegar aqui e limpar tudo que nem a cara dela!".
Vale salientar aqui que se tratava de uma situação de extremo, tá? Por favor, não deixem isso acontecer!!! Diálogo, gente! Diálogo!


Aí você pensa: "Mas e você, Tute? Cadê o seu diálogo com elas?"
Aí eu te falo: eu JURO que eu tentei! Aliás, eu e minhas amigas tentamos!!! Mas já era uma coisa delas mesmo, não tinha jeito não... Sabe por quê? Porque (acreditem!) a mãe de uma delas limpava o banheiro do mesmo jeito que a filha!! É... tá vendo? Eu falei!


Mas, e se...

2. Se é você quem não limpa direito?
Muito provavelmente você nem saberá que não limpou direito! E ainda deve pensar "Ah, fala sério, fazer faxina é um saco!"
Sim, é um saco, mas ninguém falou pra você que morar sozinho ia ser 100% bom! Não se iluda! Nada na vida é integralmente bom!
Então, faça um favor para quem mora com você: se esforce ao máximo para fazer pelo menos parecido com o que as outras pessoas fazem. Sabe por quê? Simplesmente porque é sacanagem não fazer!
Poxa, pára pra pensar... todo mundo está cansado, fazendo mil coisas ao mesmo tempo, todo mundo está longe de casa, não tem mais papai e mamãe pra dizer a você como fazer as coisas, até porque essa fase já passou! Você está em outra realidade!
Aaaah... você não quer fazer? Sabe o que você pode fazer neste caso? Contrate uma faxineira pra fazer as coisas no seu lugar!
Não tem grana pra fazer isso? Então não reclama, porque as pessoas que moram junto com você têm toda a razão do mundo de reclamar da sua preguecite aguda na hora de fazer faxina na casa!

2 comentários:

Gabriel Poeys disse...

Aí, na boa morar contigo deve ser chato pra cacete...hehehe...ó, fica puta não...bj magrela!

Anônimo disse...

"Então, faça um favor para quem mora com você: se esforce ao máximo para fazer pelo menos parecido com o que as outras pessoas fazem. Sabe por quê? Simplesmente porque é sacanagem não fazer!"

Falou e disse, tute! po, um lugar sujo não só é nojento como deixa todo mundo que mora lá meio tenso... Sei lá, desarmoniza o ambiente. ; ~